quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Samba: estilos

Olá amigos!
Tudo bem com todos? Espero que sim! O tema dessas poucas palavras aqui é o samba. E dessa vez não estou falando do meu calopsit, cujo nome é Samba, mas sim do nosso querido samba de gafieira. O estímulo para escrever sobre esse assunto foi o belíssimo baile promovido pela Escola Carioca de Dança, no dia 5 de setembro, comemorando seu sétimo aniversário.
O tema do baile foi "O tango e o samba", com apresentações de companhias como Cia. Dom, Cia. Carlos Bolacha, Cia. Nuevos Aires e integrantes da companhia da própria ECD.
O que me chamou mais a atenção foi o estilo de samba diferente que foi dançado. Nada de comparações do tipo de melhor ou pior, mais bonito ou mais feio. Apenas diferente. Assim como existem músicas de um mesmo gênero, com diversas batidas e instrumentos diferentes, podem e devem existir diversos tipo de movimentos e posturas para se acompanhar cada melodia caso a caso.
Fica estranho dançar um samba funkeado com o estilo clássico. Assim como fica estranho dançar um samba suave com um movimento de samba todo quebrado!
Com isso, fica a idéia de que devem ser buscados os movimentos mais certos para aquela dança. Para tal, não deixe de buscar o conhecimento de outros profissionais e outras academias, além de continuar estudando em sua academia original. Proponha ao dono de sua academia workshops com profissionais vindos de outros cantos da cidade, do estado e, por que não, do Brasil. Todos podem e vão contribuir para sua evolução! O que falo aqui sobre o samba, é válido para outros ritmos, sem sombra de dúvidas!

Um grande abraço e um viva para as diferenças! =)

---------------------
O blog está de lado momentaneamente por conta do final da minha pós-graduação. Se tudo der certo, mais um mês e estarei livre pronto para poder me dedicar a outras coisas, inclusive ao Sou + dançar.
---------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por ser uma pessoa ativa em nossa comunidade. Tenha certeza que sua participação faz diferença para nós.