terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sobre o Ribalta

Neste último domingo aconteceu a final da Dança dos Alunos, evento organizado pela academia de dança Fabiano & Juliana.
Com um conjunto de boas músicas tocadas pelo dj, somadas a um belo salão e tendo o todo fechado com pessoas animadas para dançar (alunos e profissionais), o evento foi um grande sucesso.
No concurso, tivemos apresentações de nega maluca no samba, policial dançando forró, o bom "biquíni de bolinha amarelinha" num soltinho animado e bêbado dançando tango! Também aconteceram apresentações menos lúdicas e mais ortodoxas de zouk, samba e tango, que também fizeram bonito.
Palmas para a academia Fabiano & Juliana que emplacaram 3 casais na premiação (houve um empate no segundo lugar).
Destaque para a garra da aluna da academia do Chocolate, que mesmo após cair logo no início de sua apresentação, tirou o sapato que a estava fazendo escorregar, e dançou sua coreografia sem perder o rebolado! Claro, méritos do Fabiano que prontamente e de forma gentil "permitiu" que a coreografia fosse reiniciada. Com essa ação e com palavras ele disse: o foco não é a competição e sim mostrar a garra e alegria dos alunos que tanto treinam dança de salão.
O resultado final de quem ganhou é importante, porém fica ofuscado por conta da festa como um todo, em que se viu vários estilos diferentes de dança. Uma riqueza de movimentos e alegrias como poucos eventos conseguem reunir.
Poderia escrever sobre a apresentação de lindy hop ou sobre a do Chocolate com a Sheila, mas... eles que me desculpem. O foco foram os alunos e hoje o texto é para eles. Parabéns pela festa que fizeram e proporcionaram uns aos outros.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Samba: estilos

Olá amigos!
Tudo bem com todos? Espero que sim! O tema dessas poucas palavras aqui é o samba. E dessa vez não estou falando do meu calopsit, cujo nome é Samba, mas sim do nosso querido samba de gafieira. O estímulo para escrever sobre esse assunto foi o belíssimo baile promovido pela Escola Carioca de Dança, no dia 5 de setembro, comemorando seu sétimo aniversário.
O tema do baile foi "O tango e o samba", com apresentações de companhias como Cia. Dom, Cia. Carlos Bolacha, Cia. Nuevos Aires e integrantes da companhia da própria ECD.
O que me chamou mais a atenção foi o estilo de samba diferente que foi dançado. Nada de comparações do tipo de melhor ou pior, mais bonito ou mais feio. Apenas diferente. Assim como existem músicas de um mesmo gênero, com diversas batidas e instrumentos diferentes, podem e devem existir diversos tipo de movimentos e posturas para se acompanhar cada melodia caso a caso.
Fica estranho dançar um samba funkeado com o estilo clássico. Assim como fica estranho dançar um samba suave com um movimento de samba todo quebrado!
Com isso, fica a idéia de que devem ser buscados os movimentos mais certos para aquela dança. Para tal, não deixe de buscar o conhecimento de outros profissionais e outras academias, além de continuar estudando em sua academia original. Proponha ao dono de sua academia workshops com profissionais vindos de outros cantos da cidade, do estado e, por que não, do Brasil. Todos podem e vão contribuir para sua evolução! O que falo aqui sobre o samba, é válido para outros ritmos, sem sombra de dúvidas!

Um grande abraço e um viva para as diferenças! =)

---------------------
O blog está de lado momentaneamente por conta do final da minha pós-graduação. Se tudo der certo, mais um mês e estarei livre pronto para poder me dedicar a outras coisas, inclusive ao Sou + dançar.
---------------------