terça-feira, 23 de junho de 2009

Um bom exercício é se proibir!

Para quem estranhou o título vou logo falando: o caminho da proibição ajuda a criatividade!
Colegas dançarinos de nível básico e intermediário, já experimentaram tentar dançar sem os passos mais básicos de um determinado ritmo? Exemplo: dançar samba sem o passo básico, cruzado (viradinha) e giro da dama.
Pois bem, tente. E depois, na medida que aprender outros passos, proiba aqueles iniciais. Esse tabu controlado e autodeterminado servirá muito para sua evoluação na dança, forçando-o a pensar/agir diferente e mais rapidamente, forçará a treinar os passos mais recentes (que muita gente acaba esquecendo por falta de prática), além de dar margem para descobrir outros movimentos que sequer foram ensinados etc.
O mais importante aqui é ousar, já que as opções de passos com essa "brincadeira" ficam em menor número. Creio não há "modo errado"... talvez apenas tenha o modo "não polido"!
Um grande abraço!

Um comentário:

  1. Dançar pensando em NÃO fazer algum passo é também um desafio mental. Até porque tem passos que gostamos mais e por estarmos mais acostumados, fazemos muitas vezes. Devemos exercitar isso sim. Com certeza irá enriquecer ainda mais a nossa dança. Gostei.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por ser uma pessoa ativa em nossa comunidade. Tenha certeza que sua participação faz diferença para nós.